domingo, 7 de dezembro de 2008

O Conhecimento

Introdução:

Conhecimento, hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém, mas esta definição é muito genérica e aplica-se a todo e qualquer conhecimento.
Para que se possa definir com melhor base o conhecimento seria correto afirmar que conhecimento é a necessidade de se adquirir um saber a respeito de algo através da razão, reflexão e ciência, com a finalidade de entendimento aprofundado deste algo.


Conhecimento da Natureza:

O termo conhecimento da natureza se refere a possibilidade de estudo dos fenômenos naturais que compõe o universo. Consiste em estudar as leis e os componentes da natureza através do entendimento de aspectos físicos fazendo uso de métodos científicos ou empíricos com a finalidade de se chegar a dados precisos em relação ao que chamamos natural.
Nos dias de hoje as ciências que estudam a natureza são a biologia, astronomia, botânica, zoologia, física geologia e química. Pode-se se dizer quer estas são as principais ciências que estudam a natureza derivando destas muitas outras que fazem aplicação destes conhecimentos para compreensão da natureza,como exemplo a medicina.
O objetivo principal das ciências naturais e entender os fenômenos naturais para poder controla-los com o uso da razão.


Conhecimento da Humanidade:

O termo conhecimento da humanidade nos remete ao interesse em conhecermos o ser humano, não só como ser biológico mas como indivíduo e ser social inserido em todos os contextos que compõe a vida humana.
É a possibilidade de investigar a vida humana e suas atividades.
As ciências humanas, através de uma verificação racional, sistemática e imparcial aplicam o conhecimento para estudar a humanidade visando compreensão de todos os nuances que compõe a vida humana.
Dentre as ciências que estudam a “humanidade”, podemos citar como as mais importantes: a sociologia, psicologia, antropologia, historia, ciência política pedagogia, filosofia e direito. Estas ciências, cada qual em seu campo de estudo, tentam explicar o ser humano com intúito de gerar o aprimoramento dos indivíduos em todos os aspectos de vivências dos mesmos.


Conhecimento Filosófico:

O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem usando somente o raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência delimitados pela necessidade da comprovação concreta para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade.
Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade. Mas, embora a concepção filosófica não ofereça soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ela se traduz em ideologia. E como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.


Conhecimento Científico:

O conhecimento científico é fáctico. Parte dos fatos, respeita-os até certo ponto e sempre retorna a eles. A ciência procura descobrir os fatos tais como são, independentemente do seu valor emocional ou comercial. Em todos os campos, a ciência começa por estabelecer os fatos.
Não há ciência sem análise, mesmo quando a análise é apenas um meio para a reconstrução final do todo.
O conhecimento científico racionaliza a experiência, em vez de se limitar a descrevê-la; a ciência dá conta dos fatos, não os inventariando, mas explicando-os por meio de hipóteses (em particular, enunciados e leis) e sistemas de hipóteses (teorias).
O Principal aspecto a ser levado em conta em relação ao conhecimento científico é que qualquer resposta científica encontrada tem de necessariamente poder ser repetida sob as mesmas condições.






Ciências Jurídicas:

As ciências jurídicas estão diretamente relacionadas às ciências humanas pois seu principal objetivo é o estudo da conduta humana em sua dimensão social e individual.
O Direito estuda as normas que irão reger esta conduta humana, levando em conta sua aplicabilidade, seu valor e sua eficácia no ser humano. Sendo assim a área do conhecimento a qual estão relacionadas as ciências jurídicas só pode ser a do conhecimento da humanidade, pois na há qualquer relação aos objetos de estudo das ciências naturais.


Conclusão:

Ao realizar este trabalho o conhecimento por mim utilizado foi, tanto o conhecimento cientifico quanto o filosófico.
Fiz uso do conhecimento cientifico ao utilizar método de pesquisa, metodologia de elaboração e construção de texto e uso de raciocínio cientifico para responder as questões. Já o conhecimento filosófico foi usado na forma de reflexão dos dados por mim coletados para que fosse possível construir um pensamento e apresenta-lo de forma clara e concisa.

Nenhum comentário: